Botas: segurança aos nossos pés.


As botas são assim tão importantes?
Como as escolher?

 
19% dos motociclistas que dão entrada no hospital com lesões apresentam ossos partidos na zona inferior das pernas. Esta zona do corpo é a mais exposta em caso de acidente.*




PRIMEIRO PASSO

A sola das botas

Em caso de acidente, a tendência é para os pés serem esmagados, ora por baixo da moto, ora contra um carro, por exemplo. Por isso as solas são essenciais, já que podem ajudar a manter a estrutura de toda a bota, ajudando a diminuir o impacto sobre os pés. As solas devem ser cozidas e vulcanizadas ao resto da bota. Idealmente, a sola deverá ter cerca de 4 mm de espessura. Até porque quanto mais grossa a sola, mais as vibrações da moto são absorvidas, aumentando a qualidade da viagem.









PASSO EM FALSO

O que evitar


Usar botas de trabalho

As proteções em metal deste tipo de botas podem ajudar em algumas situações. Mas as biqueiras de aço de muitas destas botas podem ser um grande problema, uma vez que podem cortar os dedos dos pés.


Calçar dois pares de meias

As botas novas devem ser experimentadas com as meias que usamos habitualmente. Dois pares de meias, por exemplo, vão fazer com que os pés se mexam dentro das botas. Este movimento pode levar a feridas por fricção ou bolhas.


Não experimentar as botas

No ato de compra, pedir para sentar na moto com as botas calçadas, para perceber se a ação sobre o travão e a embraiagem é fácil.



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Idealmente, as botas devem ser em pele 
de boa qualidade, com pelo menos 2,5 mm de espessura 
e à prova de água, se possível.
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UM PASSO À FRENTE

O que procurar numas botas novas?


Ajuste perfeito

É óbvio, claro. Mas botas demasiado justas adormecem os pés. E demasiado largas dificultam a ação sobre o pedal do travão ou da caixa de velocidades.


Flexibilidade

A grande maioria das botas ficam mais macias e confortáveis à medida que as usamos. Mas se a bota é demasiado rígida pode causar desconforto. Testa a flexibilidade quando as comprares.


Fecho de segurança

Quando as botas estão apertadas (por fecho éclair), certifica-te que existe uma aba entre o fecho e a tua perna; e outra aba entre o fecho e o exterior. As duas vão proteger-te da água e de abrasões na perna.


Proteção dos pés

Certifica-te da qualidade da pele utilizada, para não ficares com os pés e meias tingidas quando chover.



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Apesar de estar em inglês, a Revzilla tem dicas úteis para escolheres as melhores botas. Vê o vídeo.


DÁ UM PASSO NA DIREÇÃO CERTA

Que botas deves escolher?


Existem vários tipos de botas para andar de moto. Umas têm design mais arrojado, para combinar com as cores da moto ou com o resto do material que utilizas. Outras podem ser pretas, com inserções refletoras na parte de trás (pelo menos).
Seja qual forem as que escolheres, aposta em algo com qualidade. Botas mal fabricadas podem não resistir à abrasão do asfalto ou, pior ainda, podem desintegrar-se (separação entre sola e bota).

Outro pormenor que deverás ter em atenção: as botas não devem custar demasiado a calçar. Numa situação de emergência, elas podem dificultar a ação das equipas de emergência - nem que seja para as cortar para aceder aos teus pés.



Resumindo, deves escolher umas botas de qualidade e que protejam efetivamente os teus pés, tornozelos e, se possível, a canela.








Fontes de informação.
*Dados do Reino Unido. NHS Hospital admissions due to motorcycle injuries 1997-2008.
Essential Guide to Protective Gear for Bikes - Department for Transport, Reino Unido

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