Luvas: dicas para agarrar




É IMPORTANTE USAR LUVAS? COMO AS ESCOLHER?


Numa queda de moto, a primeira coisa que tentamos fazer, geralmente, é amparar a queda com as mãos.  É instintivo o movimento de as colocar no chão (ou noutra superfície) numa tentativa de proteger o corpo.




E o que protege as mãos?

Dedos e pulsos são relativamente frágeis, quando comparados com outras partes do nosso corpo, daí ser importante protegê-los para tentar evitar lesões futuras.
Está provado, também, que uns segundos a “escorregar” na estrada para arrancar a pele das mãos - sim, arrepia só de ler.

  Luvas de inverno, com alongamento para o pulso.



Quando falamos de luvas, quais devemos agarrar?

Há vários tipos de luvas para andar de moto. Existem as de verão, que são leves, mas devem ter uma superfície resistente à abrasão, e as de inverno, que devem manter as mãos quentes e secas (são dois fatores que podem provocar distração na condução) além, claro está, de proteger.

Há vários materiais por onde escolher no mercado. Cordura e Goretex são dois deles. Atenção! Luvas de outras atividades podem não ser as indicadas para andar de moto. Luvas sem dedos, por exemplo, não serão boa escolha.


Controlo

Nada de pegar em luvas apertadas ou volumosas, já que podem bloquear os movimentos. As luvas devem permitir que alcancemos os comandos no guiador sem qualquer tipo de problema.
Ao escolher, convém experimentar na moto, para testar a sua flexibilidade.

Luva de inverno, com velcro no pulso e fita para ajustar.


Comprimento

Além das mãos, as luvas ajudam a proteger os pulsos. Por isso, umas um pouco mais compridas são boa escolha. As de inverno, por exemplo, devem ser bem mais compridas, para não entrar frio ou chuva para os braços.
E já que estamos em comprimento, as luvas devem ter velcro ou outra forma de prenderem ao pulso. Se saírem quando alguém puxar por elas (testar na loja) é melhor ver outras. Ninguém quer que elas "saltem" num acidente.


Palma de uma luva de inverno. Várias camadas de pele sobrepostas e costuradas para maior segurança.


Costuras

Tal como os apertos nos pulsos, as costuras são muito importantes. Elas vão garantir que as luvas não se desfazem. As luvas devem ter costuras nas palmas e devem existir várias camadas de material.

  As luvas de verão têm também proteções em cima, velcro para fechar no punho e a palma deve ter várias camadas de material e boas costuras.


Conforto

O conforto é tão importante como os elementos de segurança. Se as luvas não forem confortáveis vão afetar a concentração durante uma viagem.


Para saber um pouco mais sobre luvas, este link tem mais informação (em inglês).







Comentários

Enviar um comentário