Andar de moto à chuva.

Andar de moto à chuva. As dicas a seguir.

A CHUVA AFASTA-TE DA MOTO?

Lá pela chuva cair, não significa que não podemos andar de moto.


Agora que a chuva está para chegar, muitos começam a pensar em guardar a moto até aos dias mais solarengos. Mas, ao fazer isso, perdem a oportunidade de treinar a condução à chuva e, assim, adquirir novas técnicas. Sendo assim, o que esperar quando se anda de moto à chuva? A que devemos dar atenção?


Equipamento: se é bom no verão, melhor ainda no inverno.

Um impermeável de duas peças pode ser uma boa opção.
Fato de chuva de duas peças.

Um bom fato de chuva, luvas e botas impermeáveis são obrigatórios. Vão impedir molhas desnecessárias, desconforto e distrações. E é sempre bom levar uma camisola a mais, não vá o tempo arrefecer - mas nada de camisolas demasiados grossas que travem os movimentos.

Especial atenção ao capacete. O ideal será um equipado com um sistema de antiembaciamento. E com a viseira sempre impecável. Como os dias são mais curtos, vão ocorrer viagens à noite.

Seja qual for o equipamento escolhido, é preciso ter a certeza que não interfira com a capacidade de conduzir a moto. Por exemplo: dedos gelados podem ser um problema para ativar os comandos. Mas um par extra de luvas muito grossas também não vão ajudar muito, certo? O ideal é encontrar roupa que proteja, mas seja sempre confortável e permita movimentos na moto.

Se as viagens à chuva são entre casa e o trabalho, é sempre bom ter uma muda roupa, pelo sim, pelo não. ;)


Com chuva, a suavidade e a atenção protegem.


Com condições adversas, é importante mudar o modo como andamos de modo. É recomendável ajustar a aceleração para que seja mais suave e faseada. Não deitar tanto a moto nas curvas. Aplicar o travão mais cedo e mais suavemente, para evitar travagens bruscas e (possíveis) derrapagens.


Atenção a cruzamentos e entroncamentos - e às rotundas também.


Óleo. Precisamos dele e é nosso inimigo também. O óleo surge sobretudo onde os carros estão mais tempo parados: cruzamentos, entroncamentos, semáforos e, claro, em muitas rotundas. Por isso, é melhor reduzir a velocidade nesses locais.
Semáforo amarelo? Não tentar passar. Se houver necessidade de travar ou de desviar de um obstáculos, a probabilidade de pouca tração nas rodas é muita.

Só mais uma: parado num semáforo vermelho? O melhor é prestar atenção aos espelhos retrovisores. Um carro ou outro veículo podem não conseguir travar a tempo (sim, o óleo na estrada também os afeta).

A sinalização vertical é muito importante em dias de chuva,
É muito importante prestar atenção à sinalização vertical. 


Tampas de saneamento e selante de pavimento.


Em relação às tampas de saneamento, não será preciso dizer nada. Em relação ao selante: a definição será "aquelas linhas pretas no asfalto, que parecem veias humanas". Os dois servem só para uma coisa: fazer-nos escorregar quando chove. E as marcações na estrada e passadeiras também não são muito recomendáveis. Para os evitar, o melhor é andar com maior atenção. Se não for possível evitar aquele "trio antitração" o melhor é não acelerar nem travar em cima deles. Ou curvar sobre eles.

O tal selante, que é uma "casca de banana" para nós.


Encontrar uma trajetória seca.


É obvio, claro. Mas é impressionante ver, ano após ano, que ainda há quem escolha a parte mais molhada da estrada, em vez de seguir por outra mais seca. 


Agora que as dicas estão aqui, nada melhor que as ler várias vezes e praticá-las. A certa altura, vai ser natural andar de moto à chuva, do mesmo modo que se anda nos dias secos. E este é um dos melhores modo de ganharmos mais experiência em cima da moto. Além disso, quem é que gosta de ter a moto parada na garagem

Se houver mais alguma dica, a caixa de comentário ou o post no Facebook estão abertos a sugestões.










Fonte. Artigo revisto em outubro de 2017.


Comentários

  1. Pneus pessoal muita atencao aos pneu

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    1. Baixar um pouco a pressão para ganhar mais superfície de contacto.

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    2. Baixar um pouco a pressão para ganhar mais superfície de contacto.

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    3. Cuidado que, ao baixar a pressão dos pneus, a moto não se comporta da mesma forma em estrada (falo de experiência própria).

      Pneus em bom estado são o preferível. Com a pressão correta.

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  2. Boa noite, sendo eu um utilizador da moto ao longo de todo o ano, só acrescentava aí o usar roupa clara e com refletores, uma vez que os dias são mais escuros e anoitece mais cedo. Eu vou ter de comprar novo impermeável e desta vez o casaco vai ser amarelo fluorescente com refletores. Atualmente, uso ao longo de todo o ano, um colete refletor da spidi. ;) boas curvas! Abraço

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    1. Bem lembrado.
      Como condutor de 2 e 4 rodas confirmo a falta de visibilidade.
      É uma boa ideia seguir conselhos de que sabe.
      Obrigado e Boas curvas.

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    2. Obrigado pelas dicas, João Granja. Já fiz um artigo sobre visibilidade. Está aqui (https://cartaodeemergenciadomotociclista.blogspot.pt/2016/12/visibilidade-de-moto.html) e, claro, reforça a necessidade de "chamarmos a atenção" na estrada.

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  3. Carris dos elétricos, Juntas de dilatação dos viadutos buracos cheios de água que não se sabe a profundidade . Muita atenção...

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  4. As primeiras chuvas são as mais perigosas, porque a estrada ainda não teve tempo de ser "lavada" e há mais óleos acumulados que se espalham.

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  5. A pressão e estado dos pneumáticos é algo a analisar ao pormenor para a temporada hidrica que se avizinha

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  6. Ao andar no meio das filas de transito, principalmente a noite e com chuva, ter em atenção que, primeiro, não somos donos da estrada e, segundo, que muitas vezes os condutores dos carros simplesmente não nos veem.... Antecipação será a palavra de ordem....

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    1. É verdade. Em todas as situações. A condução defensiva é nossa amiga.

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  7. E quem não quiser seguir estes conselhos pode sempre comprar um optimizador de bateria... vai ser um inverno longo...

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    1. Boa dica. Mas, no meu caso, dispenso. Prefiro apanhar chuva. Senão a moto ganha teias de aranha! :)

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  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

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  9. Excelente estes conselhos! Sou um veterano mas por vezes também me esqueço de pequenos pormenores.
    Por acaso ainda ontem fiz 240 km sempre debaixo de água, lembrei me dos tais pormenores...apenas vi uma moto, ps.(Ducati)

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  10. É importante ter esses cuidados para não sofrer acidentes ao andar de motocicleta

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  11. Tinta das passadeiras e marcaçoes no alcatrão.

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